Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, julho 29

Sucesso profissional

É preciso focar nas escolhas

Por Tatiana Alves

O caminho para a conquista do sucesso na carreira costuma ser árduo. O lugar tão desejado na profissão não passa de um sonho para algumas pessoas, mas, para outras, uma meta a ser alcançada. Para atingir seu objetivo, Lia Salgado, de 38 anos, divorciada e mãe de quatro filhos, conta que se estressou, pensou várias vezes em desistir, mas foi persistente, superou obstáculos e, como resultado, foi aprovada em vários concursos públicos, alcançando a estabilidade aspirada havia tempos.
Autora do livro “Como Vencer a Maratona do Concurso Público”, Lia tinha um ateliê de pintura antes de prestar concursos públicos, mas afirma que o trabalho exigia muito dela e o retorno financeiro era pequeno. Motivo pelo qual decidiu se focar nos estudos, para ser aprovada em um cargo público que lhe renderia estabilidade profissional e, consequentemente, financeira.
Este sucesso que atualmente comemora lhe custou noites em claro, a distância dos filhos e abdicar da vida social. Mas a escritora confessa que desses desafios o maior era ter que deixar os filhos para estudar. “Era duro ver, nos últimos meses de estudo, o meu menorzinho, com algo em torno de 5 anos, agarrado às minhas pernas pela manhã, chorando para que eu não fosse para a escola, porque ele sabia que só me veria novamente no dia seguinte pela manhã, já que eu chegava tarde e ele estava dormindo”, recorda-se.
Lia conta que sempre teve consciência de que, para ter uma carreira promissora, era preciso enfrentar as dificuldades que surgiam durante o período de estudo. “No caso da minha maratona, foi necessário ter um objetivo claro – a aprovação no concurso público – e muita determinação para enfrentar todos os obstáculos que surgiram. E não foram poucos: eram problemas financeiros, falta de tempo, além das dificuldades em algumas matérias.”
Após 3 anos de estudos e três reprovações, a escritora finalmente pôde comemorar as três aprovações, podendo escolher em que órgão trabalharia. “Hoje, tenho um ótimo salário, segurança e qualidade de vida para mim e para os meus filhos. Garanto que valeu a pena”.
Planejamento
Para a escritora, num mercado extremamente competitivo é essencial ser muito bom nos aspectos importantes da área em que se atua e, ainda, encontrar um diferencial: agregar um valor que ninguém tem para conseguir se destacar da massa e ser reconhecido, valorizado e, porque não, disputado pelo mercado.
Ela diz que para alcançar o sucesso profissional, primeiramente é preciso reconhecer os talentos e capacidades naturais. “Descobrir quais atividades são mais prazerosas. É sempre mais fácil vencer dificuldades quando estamos buscando algo que desejamos realmente”.
O problema de muitos é que, devido à insatisfação com a profissão escolhida, estão estagnados e acabam se tornando incapazes de avançar no mercado de trabalho. Para a escritora, existem dois aspectos importantes a serem destacados nessa situação.
“O primeiro é que, mesmo insatisfeita, é preciso que a pessoa cumpra o que se espera dela na função, se estiver empregada. Isso porque estará recebendo uma remuneração – ainda que a julgue insatisfatória – e precisa prestar o serviço com qualidade. O segundo aspecto é que não devemos nos acomodar em uma situação insatisfatória. Sempre haverá um caminho para conquistar algo melhor, mas isso demanda planejamento e dedicação”, explica.
De acordo com ela, o insucesso faz parte da vida. E os que estão focados em um projeto não devem desanimar diante da primeira resposta negativa. “Devemos ser humildes para reconhecer o erro, e corajosos para seguir adiante. Não considero fracasso, mas etapas do processo. Todo projeto importante implica alguns tropeços e correções de rumo. Eu fui reprovada três vezes, mas percebi que, a cada prova, chegava mais perto das vagas. Até que fui aprovada em quinto lugar num concurso da mesma área. Nesse caso, as reprovações sinalizaram que eu precisava de mais tempo, mais estudo e amadurecer em alguns aspectos da preparação. A vida profissional é como uma estrada: é preciso planejar para onde se deseja ir, definir as metas necessárias e cumpri-las passo a passo”.
Fique atento
- Mesmo quando estamos pressionados pela necessidade financeira, é interessante buscar oportunidades que não afrontem a nossa natureza, porque se torna mais difícil termos um bom desempenho;
- Se em algum momento da vida houver necessidade absoluta de aceitar uma colocação em atividade que não seja exatamente o seu sonho, ainda assim, busque ser um bom profissional;
- Trabalhe com empenho e alegria. Acredite: o dia será mais agradável e você ainda colherá os frutos da sua dedicação;
- Com o dinamismo do mundo atual, um bom profissional é aquele que não se acomoda, buscando sempre estar atualizado e com uma visão clara das mudanças que podem estar ocorrendo na profissão.

0 comentários: