Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, julho 29

Plantio de mudas

Saiba como identificar e preparar o local

Por Débora Ferreira

A sabedoria popular diz que qualquer pessoa só terá uma vida completa quando tiver um filho, escrever um livro e plantar uma árvore, não necessariamente nessa ordem. Essa crença explica que ter um filho é para perpetuar a espécie, escrever um livro, para passar o nosso conhecimento, e plantar uma árvore significa muito mais do que apenas preservar o meio ambiente. Então, que tal começar pelo plantio de uma muda?
Segundo a paisagista Elza Niero, a época ideal para realizar o plantio é durante as chuvas, antes do caimento das folhas, ou do florescimento. O primeiro passo, e fundamental, segundo ela, é analisar a possibilidade do local suportar a planta depois de grande, se é plano – o que é melhor - ou não, e se possui outras árvores muito perto, o que não é indicado, por conta da raiz. Após esses detalhes, comece a abertura adequada da cova. A dica principal é que deve ter pelo menos o dobro do tamanho da raiz da árvore, para permitir que ela possa crescer livremente.
Após a fenda, o local deve ser preparado para receber a espécie escolhida. Se a terra for de boa qualidade, poderá ser aproveitada junto ao adubo na hora do plantio, caso contrário, deverá ser substituída por uma camada superficial de esterco de curral curtido e farinha de osso antes da planta ser inserida. É muito importante saber que a muda deve ser manuseada sempre pela raiz e nunca pelo tronco, para evitar machucá-la. Depois de plantada, deve-se regar frequentemente, ao menos uma vez ao dia, para garantir que ela vingue e se desenvolva com mais facilidade.
“Vivemos no meio urbano e talvez as pessoas não saibam que mesmo assim é possível ter uma árvore ou qualquer outra planta”, comenta Elza.
“Plantei uma muda de árvore em frente à escola em que eu estudava, ainda quando era criança, mas ela existe até hoje, conta a dona de casa Sonia Montanari, acrescentando: “Na época foi um trabalho do colégio. Com pás pequenas fizemos o buraco e usamos a própria terra que tiramos para preencher o que faltava para iniciar o plantio. Lembro que regávamos muito, até que ela começou a crescer e a pegar força.”
A paisagista lembra que para quem pretende ter um jardim ou canteiro, além de fazer o plantio corretamente, é necessário preocupar-se com a frequência com que será feita a poda de limpeza, que tem como objetivo retirar galhos secos e folhas amareladas, para maior penetração de raios solares entre os arbustos.
Além de reduzir o efeito do aquecimento global, as árvores e plantas têm a responsabilidade de ser coletoras de gás carbônico. Elas ainda evitam a contaminação da água e a erosão que pode ser provocada. Cada espécie tem o encargo, inclusive, de se tornar uma barreira para desmoronamentos.

0 comentários: