Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, julho 29

Mulher tem memória melhor que a do homem

Estudo realizado pela Universidade de Londres constatou que a vantagem feminina é de 15%

Por Débora Ferreira

Qual foi a mulher que até hoje nunca reclamou de uma falha de memória do companheiro, quando ele se esqueceu de algo que prometeu, algum compromisso ou datas comemorativas? Porém, a maioria dos homens nega essa situação, garante que normalmente isso não acontece, e que não são esquecidos dessa forma.
Recentemente, a Universidade de Londres, na Inglaterra, reuniu 10 mil voluntários, com média etária de 50 anos, a fim de realizar um estudo genético a memória, e constatou que a feminina é 15% melhor do que a masculina.
“Vale destacar que ficar desatento não é o mesmo que perder a memória. As pessoas costumam confundir esse tipo de esquecimento. Uma rotina diária pode influir no esquecimento, como se alimentar pouco, dormir mal e ficar muito estressado. O sono é extremamente importante”, explica o neurologista Antônio Stefano Nascimben.
Na pesquisa, as pessoas selecionadas ouviram dez palavras e tiveram até 2 minutos para lembrar o maior número delas. Após 5 minutos, foi pedido a todos para listá-las uma a uma. No decorrer do tempo, esse intervalo para a memorização foi aumentando, para confirmar a efetivação da memória.
Derpois, foi pedido que os voluntários marcassem o máximo, em 1 minuto, de todas as letras “p” e “w” contidas em um caça-palavras.  Por fim, tiveram de nomear o máximo de animais que visualizassem ao longo de mais 1 minuto.
O resultado final do estudo concedeu às mulheres a liderança em todos os testes, com melhor rendimento em relação aos homens. Acredita-se que tal resultado é explicado por características biológicas e pelo nível de estrogênio – hormônio sexual feminino - no organismo.
“Para ter uma memória melhor, o começo de tudo é um estilo de vida saudável. Se a pessoa for jovem, deve praticar exercícios físicos, dormir bem e manter hábitos benéficos. Caso tenha mais de 60 anos, o ideal é buscar um especialista para fazer um check up. Às vezes, a presença de uma vitamina pode ser necessária, por exemplo”, finaliza Stefano.

0 comentários: