Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, julho 29

Etiqueta em condomínio

Conheça algumas dicas que não estão nas regras dos edifícios das grandes cidades e que podem garantir uma convivência melhor entre os moradores

Da redação

Todo condomínio residencial possui uma série de regras que os moradores devem cumprir. Porém, nem sempre isso é respeitado. Geralmente, todas as normas são definidas em assembleia, e são elas que norteiam a vida em comunidade. São determinações que vão desde os horários permitidos para  mudanças e reformas, a coleta do lixo, utilização de espaços de lazer, até a permissão para abrigar animais domésticos.
No entanto, existem situações que não estão descritas nessas regras pré-estabelecidas, mas que podem ser consideradas tão importantes quanto elas, como a conduta e o comportamento que as pessoas têm (ou deveriam ter) para uma convivência harmoniosa.
Segundo Angélica Arbex, gerente de Marketing da Lello Condomínios, essas questões passam por conceitos como educação, cidadania, solidariedade e etiqueta. "É fundamental que os moradores tomem consciência da importância de atitudes positivas, ainda mais num ambiente em que não se conhecem muito bem, ou ainda estão se conhecendo", afirma.
Para evitar problemas com barulho fora de hora, por exemplo, muito frequentes nesses locais, ela orienta que as pessoas conversem com os vizinhos antes de organizar uma festa, seja no salão do prédio ou no próprio apartamento. “É preciso respeitar os horários de descanso dos outros moradores. É mais comum do que se pensa, encontrar gente conversando alto no corredor dos andares, não se importando com o sono alheio", alerta Angélica.
Outro tema bastante polêmico refere-se aos cuidados com animais domésticos. Segundo a gerente, é comum que algumas pessoas não gostem de animais e não queiram entrar no elevador com cães e gatos. "Quando este tema não está contemplado no regulamento interno, cabe aos donos dos animais respeitar isso e utilizar sempre o elevador de serviço, se possível, quando estiver vazio", orienta.
Mais um ponto apontado por Angélica, como demonstração de despreparo para a vida em condomínio, diz respeito ao lixo colocado pelos moradores dentro do cesto nos corredores. Nesse caso, o cuidado deveria ser o mesmo que é tomado quando as pessoas que moram em casas colocam seus lixos na calçada. Os sacos devem estar bem fechados, objetos cortantes protegidos e o lixo reciclável separado e identificado.
Na opinião da gerente, os condôminos precisam entender que convivem com outras famílias e que o comportamento cordial e altruísta melhora, e muito, a qualidade de vida de todos os moradores. ”Simples regras expostas em um quadro próximo aos elevadores não garantem uma convivência harmoniosa, por isso é fundamental a conscientização das pessoas sobre o que não está escrito, mas que deve ser cumprido. Afinal, um ‘bom dia’ e um sorriso não fazem mal a ninguém. O fundamental é pensar com gentileza e agir com gentileza”, conclui.

0 comentários: