Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, agosto 1

Webber vence GP da Hungria e reassume a ponta do Mundial

Alonso é 2.º, Vettel 3.º e Massa 4.º; Barrichello ganha batalha contra Schumacher; Hamilton abandona


Apesar da má largada, compensada pelo grande desempenho com pneus macios e pela estratégia ousada, Mark Webber venceu o GP da Hungria deste domingo, em Hungaroring, e reassumiu a liderança do Mundial de Pilotos da Fórmula 1. Sebastian Vettel confirmou o domínio da Red Bull e, mesmo tomando uma punição, terminou em terceiro, travando batalha final com Fernando Alonso, que foi segundo com a Ferrari. Felipe Massa terminou em quarto, também de Ferrari.
Laszlo Balogh/Reuters
Laszlo Balogh/Reuters
Webber comemora sua quarta vitória no ano, ao lado de Alonso e Vettel
Com quarta vitória no ano, Webber chegou a 161 pontos, quatro a mais que o agora vice-líder Lewis Hamilton, que acabou abandonando com seu McLaren. Vettel assumiu o terceiro lugar no campeonato, com 147 pontos, um à frente de Jenson Button, que foi oitavo em Hungaroring. Com o segundo lugar, Alonso entrou na briga, é quinto, com 141 pontos.
Rubens Barrichello fez novamente grande corrida com seu Williams, andou boa parte da corrida em quinto, depois de largar em 12.º, se segurando na pista por 56 voltas com um mesmo jogo de pneus. Após finalmente fazer sua parada obrigatória, o brasileiro acabou caindo para 11.ª posição, logo atrás de Michael Schumacher (Mercedes), com quem brigou nas voltas finais, no duelo mais emocionante da corrida.
Faltando apenas três voltas para o final, Barrichello fez a manobra no final da reta, teve habilidade para segurar o carro quando foi jogado no muro por Schumacher, e conseguiu passar, na raça, o alemão da Mercedes.
Barrichello, desta forma, chegou em 10.º e marcou mais um pontinho no campeonato. Bruno Senna, da HRT, foi o 17.º e Lucas di Grassi, da Virgin, o 18.º.
Agora, a Fórmula 1 dá uma parada por quatro semanas e volta dia 29 de agosto, para GP da Bélgica, no veloz circuito de Spa-Francorchamps.
Tudo normal. Na largada, Alonso assumiu a segunda posição, logo atrás de Vettel. Massa manteve o quarto lugar, seguindo de perto Webber, que caiu para terceiro.
Barrichello foi outro que largou bem e subiu para a nona posição. Hamilton largou mal, perdeu a posição para Petrov, mas logo na segunda volta recuperou o quinto lugar, ao passar o russo por fora na curva 2.
A largada à frente de Alonso foi essencial para a vitória de Vettel, que pode abrir boa vantagem para principal rival na corrida, o companheiro de Red Bull, Webber, que ficou preso atrás do desempenho mais modesto da Ferrari.
Bandeira amarela. Na volta 16, o safety car entrou para que pedaços do Force India de Vitantonio Liuzzi fossem retirados da pista. Com muita gente entrando nos boxes ao mesmo tempo, a confusão estava armada. E aconteceu.
A Mercedes tentou trocar os pneus do carro de Nico Rosberg mais rápido do que deveria e acabou não apertando corretamente um dos parafusos. A roda se soltou em pleno no pit-lane, quase atingiu os mecânicos da Sauber e provocou o abandono do alemão da corrida.
Pouco metros à frente, a Renault liberou Robert Kubica antes da hora e o polonês acabou sendo atingido por Adrian Sutil, que já encostava em frente à garagem da Force India para trocar os pneus. Os carros ficaram engalfinhados e o alemão decidiu abandonar a corrida ali mesmo.
O polonês ainda conseguiu voltar à corrida, mas apenas por 10 voltas, quando desistiu por conta das avarias do carro. Na mesma volta, o líder do campeonato Hamilton abandonou por conta de problemas na transmissão de seu McLaren, quando era quarto, à frente de Massa.
Outro que também teve problemas na corrida por causa desta bandeira amarela foi Vettel, que em segundo segurou em demasiado o ritmo, segurando os adversários para favorecer o líder Webber na relargada. Vale lembrar que as ultrapassagens, após a entrada do safety car, só podem acontecer após a linha de chegada. O alemão tomou um drive through (passagem lenta pelo box) como punição e acabou caindo do segundo para o terceiro lugar, ainda à frente de Massa.
Na frente, mas por que não parou junto com os rivais, Webber fez uma grande corrida à partir do safety car e, mesmo com pneus desgastados, conseguiu abrir boa vantagem, o suficiente para parar no box, trocar os pneus e voltar ainda na liderança, na volta 45, para não perdê-la até o final.
Restou então a batalha pelo segundo lugar, com Vettel se aproximando muito de Alonso nas 20 voltas finais. Mas o espanhol mostrou por que é bicampeão do mundo e segurou o segundo lugar, que o recolocou na briga pelo campeonato. 

0 comentários: